27 de setembro de 2013

Deixe-me doar

Hoje é o dia em que meus avós maternos fazem mais falta. Hoje é o dia em que a culpa por não dedicar mais tempo aos meus avós paternos reina. Hoje é o dia em que se deve pensar que todos os dias deveriam pertencer aos idosos, porque a solidão que os assola não perdoa um minuto sequer quando são abandonados. Hoje é o dia em que a sociedade deveria refletir sobre a real necessidade de vangloriar uma imagem, se o que realmente importa é a experiência e as marcas cicatrizadas nas paredes das vidas. Hoje é o dia em que externo, claramente, a minha paixão - única, verdadeira e duradoura - nessa vida: idosos.
Então, deixe-me doar essa veemente parte em mim: envelhecida pela observação, pelo desejo de cuidado, pela ânsia do alívio, pela vontade de um sorriso em meio à escuridão. Permita que estilhaços libertados de meu âmago encontrem brechas em mais pessoas, em mais vontades, em mais dignidades que reconheçam a necessidade do zelo pelo idoso. Idoso, vale salientar, que não é sempre um vovô ou uma vovó. Idoso que não tem, apenas, rótulo de resmungão. Mas um idoso, eu admito, frágil em meio aos atrozes caminhos que os esperam como descanso.
Não tenho mãos brilhantes. Não possuo sempre a melhor forma de intercalar as barreiras que o tempo acrescentou à permissividade de um encontro. Não conheço o discernimento para agir racional ou emocional. Mas apesar de tantas sentenças negativas, eu busco a sabedoria de alcançar o âmago ferido ou amado, a fim de que eu me presenteie com, ao menos, uma pacífica mudança de expressão.
Pareço ser, mas não sou utópica. Eu compreendo a diversidade humana, inclusive entre a terceira idade. Não tenho a imagem de "pobrezinhos seres humanos, esquecidos pela idade e roubados pela meritocracia". Conquanto, não me imponha uma ideia contrária à de fragilidade concernente aos mais velhos. E é por isso que posso, preciso e devo me doar à certeza de que outra aspiração não me sopraria, tão suave e plena, a satisfação por toda uma história - direta ou indiretamente.

"Devolva-me aquele sorriso que o tempo pareceu roubar, mas que comigo permanece e eu só preciso de sua ajuda para encontrar. Fique um pouco mais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário